Nossos pets estão sempre emitindo sinais de que algo não está certo ou que está tudo bem. Sua comunicação corporal é extremamente efetiva e pode nos dar informações importantíssimas. Quando eles estão com alguma deficiência de vitaminas, eles demonstram sinais que precisam ser percebidos rapidamente para que o problema possa ser corrigido.
Separamos para você, uma lista das vitaminas mais importantes para a saúde do seu animal. Confira:
VITAMINA A
O grupo de atividade biológica retinol é comumente conhecido como VITAMINA A. Os cães conseguem transformar o retinol em vitamina A ativa, enquanto os gatos absorvem as substâncias porém, não as transforma em vitamina ativa.
A vitamina A é essencial para várias funções, como funcionamento das córneas e a visão noturna. Os sinais que estão relacionados a falta dessa vitamina são:
- anorexia;
- perda de peso;
- enfraquecimento;
- degeneração da retina;
- defeitos esqueléticos;
- problemas de reprodução.
Um medicamento que pode ajudar para a falta de vitamina A, é o HipoVita. Ele pode ser utilizado em todos os animais, desde pets como cachorros e gatos até equinos e bovinos.
Vale lembrar que este artigo não exclui a importância de uma opinião médica. Visite o veterinário regularmente e siga sempre suas orientações, para que seu animal tenha uma vida saudável e com muito bem-estar.
VITAMINA D
Ao contrário de nós, humanos, os animais não sintetizam sua própria vitamina D, por isso é essencial estar sempre atento a alimentação do animal para que nenhuma vitamina fique em falta.
Este micronutriente é responsável por auxiliar no funcionamento de ossos, intestino e rins, ajudando na absorção de cálcio e fósforo. A falta dessa vitamina pode causar:
- raquitismo;
- osteoporose;
- insuficiência na mineral do esqueleto.
Nos casos dos gatos, a falta de vitamina D pode afetar seu sistema neural, podendo acarretar na degeneração do sistema neurológico.
VITAMINA E
A vitamina E atua como antioxidante, tanto nos alimentos quanto no corpo dos animais. Ela funciona como proteção contra substâncias que podem agredir o organismos, sendo importante também para a reprodução normal.
A deficiência dessa vitamina em cães e gatos não é normal, já que ela está diretamente ligada a dieta do animal. Caso o pet tenha uma má digestão, alimentos mal processados ou uma alimentação exagerada de gordura é preciso estar atento.
Em cães, a falta dessa vitamina pode causar:
- Queda de imunidade
- Doenças degenerativas do músculo esquelético
- Problemas dermatológicos.
Já em gatos, a falta dessa vitamina pode atingir o fígado, com a doença da gordura amarela.
Uma alimentação equilibrada é essencial para que seu pet tenha uma vida saudável e cheia de bem-estar. Veja a importância e como escolher a melhor ração para seu melhor amigo, clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais.